EM MARTE, ROBÔ DA NASA BATE RECORDE DE DISTÂNCIA PERCORRIDA EM SOLO EXTRATERRESTRE!


RIO - A Nasa anunciou que o robô Opportunity percorreu a maior distância em Marte já alcançada por um veículo feito pelo homem para explorar outro corpo celeste. Desde que chegou ao planeta, em 2004, o robô movido a energia solar percorreu 40 quilômetros em solo marciano. O Opportunity foi mais longe do que qualquer outro veículo com rodas em outro planeta - disse o diretor do projeto do robô de exploração marciano, John Callas, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) em Pasadena, Califórnia.

Isto é notável, considerando que o Opportunity visava a avançar cerca de um quilômetro e nunca foi projetado para percorrer grandes distâncias - acrescentou. A distância supera o recorde anterior, que pertencia ao robô Lunokhod, da extinta União Soviética, e pousou na Lua em 1973, onde percorreu cerca de 39 km em menos de cinco meses. O Opportunity e seu robô gêmeo, o Spirit, que foi extinto, descobriram indícios de condições ambientais de umidade no passado de Marte. Estas descobertas podem ter possibilitado a existência de vida.
O robô está explorando agora a Cratera Endeavour, em Marte. Seu sucessor, o robô Curiosity, foi lançado em 2012 e está nos arredores de outra cratera marciana, a Gale.


Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment