RÚSSIA ANUNCIA RENDIÇÃO DE MAIS DE 400 SOLDADOS UCRANIANOS


Rússia (AFP) – Mais de 400 soldados ucranianos em missão no leste do país se renderam e foram admitidos em território russo, anunciou uma fonte das forças de segurança de Moscou, uma informação confirmada apenas parcialmente por Kiev e sem o anúncio de um número concreto. “Os soldados ucranianos solicitaram um corredor humanitário durante a madrugada de segunda-feira na fronteira entre Rússia e Ucrânia”, afirmou Vasili Malaev, diretor regional do Serviço Russo de Segurança (FSB), citada pelas agências Interfax e Tass.

“Os guardas de fronteira russos abriram um corredor humanitário e admitiram 438 soldados do Exército ucraniano, que entregaram as armas. Entre eles estava um ferido, que foi hospitalizado em Gukovo” (sul da Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia), completou Malaev.

Um porta-voz ucraniano procurado pela AFP afirmou, sem divulgar um número, que soldados ucranianos “se viram obrigados a seguir para um posto de fronteira russo depois de uma tentativa de ataque”.
“Mas esses soldados não se renderam”, afirmou Oleksi Dimitrashkivski, porta-voz da “operação antiterrorista” contra os separatistas pró-Rússia no leste do país.

“Não tínhamos mais munição, não podíamos mais combater. Recebemos a ordem de atravessar a fronteira. Não queríamos nos render, mas era a única solução”, contou à AFP um soldado visivelmente cansado, que não quis se identificar.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment