JOVEM DE ITANHAÉM GANHA MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA


Uma jovem de Itanhaém, no litoral de São Paulo, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que foi realizada em maio deste ano. Tawane Uchoa estudou com os livros do pai e nem esperava conquistar esse título. Além da jovem, 30 alunos de escolas municipais da cidade ganharam medalhas de prata e bronze.

A estudante Tawane Gabrielle Cantilio Uchoa tem 15 anos e cursa a 8ª série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Dalva Dati Ruivo. Ela conta que nunca tinha participado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e resolveu tentar o desafio neste ano. “Meu professor estava comentando na classe e eu me interessei. Estudei um mês e meio antes da prova com os livros de astronomia do meu pai e também na internet”, diz a jovem.

Vários estudantes dos níveis fundamental e médio do país, regularmente matriculados em instituições de ensino médio ou fundamental, participaram da olimpíada em maio deste ano. A prova foi constituída de sete perguntas de Astronomia e três de Astronáutica. Tawane obteve 9,3 pontos. Entre as dez questões propostas, ela acertou nove, pontuação próxima de atingir a nota máxima. “Eu achei difícil. Era um tema que eu não conhecia muito. Deixei uma questão sem fazer. Meu professor falou que pelo jeito que eu fui, eu teria acertado”, fala a estudante.

Mesmo assim, a jovem conseguiu ficar entre os alunos com as maiores notas do Brasil e ganhar uma medalha de ouro. “Fiquei sabendo por meio do professor. Ele falou que eu tinha sido a melhor, que eu tinha conseguido a medalha de ouro. Na hora, eu pensei que não era eu, daí ele me mostrou os resultados”, diz. Tawane tinha comentado com a mãe sobre a olimpíada, mas quando saiu o resultado, ela ficou surpresa com a pontuação da filha. “Ela disse que era difícil, não esperava. Ela ficou feliz quando soube”, conta.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) entrega 33 mil medalhas, entre ouro, prata e bronze. Uma solenidade de premiação é organizada nas escolas para a entrega das medalhas e certificados. Além de Tawane, outros 30 alunos das escolas municipais de Itanhaém conseguiram medalhas, sendo 12 de prata e 18 de bronze.

Depois da primeira medalha, Tawane diz que quer participar de outras olimpíadas. Mas, a Astronomia talvez fique um pouco distante do futuro, já que ela pensa em fazer faculdade de Tecnologia da Informação.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment